top of page

Mitos e verdades por trás da transformação digital na sua empresa.



Para além de mudanças em processos, é importante que haja mudança na mentalidade e na cultura da empresa.


Muitos negócios criados antes do crescimento das diversas ferramentas tecnológicas da atualidade podem apresentar dúvidas em torno da necessidade e eficácia destas ferramentas, ou até mesmo resistência em aceitar a implementação disso em seus ambientes.


Permeia muito a ideia de que “sempre fizemos assim e sempre deu certo”. E aí que mora o perigo, se fechar para as novas ferramentas e acreditar que continuará obtendo sucesso com as mesmas receitas passadas. O mundo dos negócios está cada vez mais ágil em suas mudanças e os que não acompanham acabam perdendo espaço. É necessário que haja a mudança da cultura interna, começando pelos sócios, passando pelas lideranças até o chegar nos colaboradores, de modo que todos estejam abertos e favoráveis para as mudanças e não haja impedimentos para que elas aconteçam. Só assim a transformação digital poderá acontecer, pois ela é algo feito em equipe e não individualmente.

Pensando nisso, vamos responder aqui alguns mitos e verdades sobre a transformação digital nas empresas.

Quais ferramentas devem ser usadas?

Essa é uma das perguntas que mais são feitas pelos líderes das empresas. A resposta aqui depende muito do nível de transformação que cada organização já se encontra e de quais são os seus objetivos. O ideal é que se invista ao menos em um bom software para gestão interna, site bem estruturado com informações do negócio e um canal de contato direto com os clientes.

Quanto tempo leva para fazer todas as mudanças?

Não há uma resposta certa para esta pergunta, pois cada organização tem suas particularidades e necessidades. Mas um fator que colabora muito para o sucesso e rapidez da transformação é o engajamento das lideranças da empresa. Quanto mais comprometidas com a mudança, mais rápido e eficiente será o processo.

O investimento é alto?

Mito. De forma geral, toda mudança é feita dentro da realidade financeira da empresa. Os pontos necessários a serem trabalhados são mapeados e confrontados com o orçamento do projeto.

Não tenho orçamento para atender todos os pontos necessários, devo deixar de lado a ideia?

Mito. Como dito anteriormente, cada empresa tem suas necessidades. Neste caso, sempre devemos trabalhar com uma escala de prioridades e colocar em prática as mudanças nos pontos de maior necessidade e que trarão maiores resultados para o negócio.

Só o fato de mudar minhas ferramentas e processos já aumentam minhas vendas?

Mito. O aumento nas vendas depende de um conjunto de fatores, mas um deles é a utilização de recursos tecnológicos e ambientes virtuais. Se integrados, aumenta-se o alcance de mercado e a probabilidade de mais vendas acontecerem.

Minha empresa é de pequeno porte, ainda assim precisa disso?

Verdade! Neste caso pode ser ainda mais fácil e rápida a mudança, pois geralmente encontramos menos departamentos e menos processos a serem trabalhados. Independente do porte da sua empresa, a transformação digital precisa existir.

Posso perder espaço no mercado se não tornar meu negócio mais tecnológico?

Verdade! Sempre nos deparamos com lideranças que dizem “há anos fazemos os processos desta forma e sempre deram certo, por qual motivo devo mudar agora?”. A verdade é que o mercado é muito dinâmico e cada vez mais as mudanças acontecem de forma acelerada. Você fez um processo hoje e, daqui um ano, já pode existir uma nova maneira de fazê-lo de forma mais rápida e eficaz. Se você não acompanha essas revoluções e adequa o seu processo, saiba que seu concorrente está fazendo isso e ganhando vantagem competitiva em relação a você.

v

0 comentário

Comments


bottom of page